O uso de dados em comunicação nas empresas tem aumentado a cada dia nos últimos anos. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), no Brasil, apenas 4% das empresas possuem uma cultura de dados avançada nessa área. Isso nos mostra o quão pode ser imatura a visão que muitas marcas têm sobre essas informações.
Entendendo a cultura de dados.
Em sua essência, a cultura de dados é a prática de aprofundar, analisar e aplicar de maneira estratégica informações para aprimorar a comunicação e o marketing de uma marca. Ela engloba a coleta de dados de diversas fontes, incluindo mídias sociais, pesquisas de mercado, sites de reclamações, imprensa, feedback de clientes, entre outros canais. Os dados são então coletados ??e transformados em insights relevantes que auxiliam na tomada de decisões.
Por que utilizar dados em comunicação?
Uma das maiores vantagens da cultura de dados em comunicação é a capacidade de tomar decisões embasadas em evidências. Com informações assertivas sobre a marca, intuição ou suposições são deixadas de lado. Isso minimiza o risco e aumenta a eficácia das ações e campanhas realizadas.
Por meio dos dados também é possível compreender melhor seu público, analisar comportamento e preferências. Assim, as empresas podem personalizar o conteúdo, linguagem da marca, para gerar uma comunicação mais eficiente.
A cultura de dados permite às empresas medirem o impacto de suas estratégias de comunicação de forma precisa. Como também identificar tendências emergentes e antecipar mudanças no mercado, que está sempre se atualizando. Isso possibilita a adaptação rápida e eficaz a novas demandas e oportunidades.
Tire sua marca dos 96%.
A pesquisa da Aberje revela que apenas 4% das empresas no Brasil adotam uma cultura de dados avançada em comunicação. Isso significa que a grande maioria das organizações ainda não reconhece a importância de investir nessa abordagem.
A cultura de dados promove uma melhoria contínua. À medida que as empresas coletam e analisam dados, elas identificam áreas que precisam de aprimoramento. Isso leva a um ciclo constante de aperfeiçoamento das estratégias de comunicação e do desempenho organizacional como um todo.
Outro ponto em que o uso de dados contribui sua marca, é nos tempos de crise, sejam elas de natureza econômica, de imagem ou de outra ordem. Empresas que adotam esse tipo de inteligência estão mais bem preparadas para lidar com esses desafios inesperados. Monitorando os dados em tempo real e ajustando suas estratégias de comunicação de acordo com a situação, é possível minimizar o impacto negativo.
Cultura de dados avançada com Charisma.
Ao implementar uma inteligência de dados em comunicação na sua empresa, você está trilhando o caminho para o crescimento exponencial da marca, tomando decisões baseadas em fatos.
Quando se trata de inteligência de dados a Charisma tem a solução ideal. Permitimos que profissionais de comunicação, tenham informações relevantes e insights estratégicos para sua marca, conectadas em um dashboard personalizado, proporcionando visão qualificada das ações em tempo real.
Tenha uma marca com Charisma e descubra como você pode ter muito mais sucesso nas ações de comunicação.
Quero ter Charisma na minha marca!
Preencha os campos abaixo que entraremos em contato com você.